terça-feira, 30 de agosto de 2016

Heli empilhadeiras, dicas de manutenção.

DICAS DE MANUTENÇÃO PARA SUA EMPILHADEIRA.
PARTE I

POR QUE A LUBRIFICAÇÃO É TÃO IMPORTANTE EM SUA EMPILHADEIRA.

O atrito tem grande influência na vida humana, ora agindo a favor, ora contra. No primeiro caso, por exemplo, o atrito possibilita o simples caminhar. No segundo caso, quando ele age contra, ele provoca grande desgaste especialmente entre duas superfícies sólidas.

As empilhadeiras – especialmente as de motores à combustão – possuem diversas partes móveis. Algumas partes deslizam sobre outras e algumas partes giram dentro de outras (por exemplo mancais).

Por mais que a tecnologia avance, superfícies sólidas nunca são perfeitamente lisas ou planas. Olhando atentamente no microscópio vê-se que as superfícies se parecem mais com cadeias de montanhas. Quando se colocam duas superfícies sólidas em contato uma sobre a outra, tais superfícies estarão em contato nos pontos salientes (ver figura 1 abaixo). Quanto maior for a força juntando as duas superfícies maior será o número de pontos de contato e maior será o atrito.

Ao movimentar uma superfície sobre a outra haverá uma forte resistência e desprendimento interno de calor. Para vencer essa resistência será necessário aplicar mais força e energia para o deslizamento e consequente desprendimento de partículas dos “cumes” das montanhas.

Uma vez que o atrito e o desgaste provêm do contato das superfícies, o melhor método para reduzi-los é manter as superfícies separadas, intercalando-se entre elas uma camada de lubrificante. Isto, fundamentalmente, constitui a lubrificação.

Ou seja, lubrificante é qualquer material que, interposto entre duas superfícies atritantes, reduz o atrito.


Funções dos Lubrificantes

As principais funções dos lubrificantes, nas suas diversas aplicações, são as seguintes:

·         Controle do atrito − transformando o atrito sólido em atrito fluido, evitando assim perda de energia

·         Controle do desgaste − reduzindo ao mínimo o contato entre as superfícies, origem do desgaste

·         Controle da temperatura − absorvendo o calor gerado pelo contato das superfícies (motores, operações de corte etc.)

·         Controle da corrosão − evitando que ação de ácidos destrua os metais

·         Transmissão de força − funcionando como meio hidráulico, transmitindo força com um mínimo de perda (sistemas hidráulicos, por exemplo)

·         Amortecimento de choques − transferindo energia mecânica para energia fluida (como nos amortecedores dos automóveis) e amortecendo o choque dos dentes de engrenagens

·         Remoção de contaminantes − evitando a formação de borras, lacas e vernizes

·         Vedação − impedindo a saída de lubrificantes e a entrada de partículas estranhas (função das graxas), e impedindo a entrada de outros fluidos ou gases (função dos óleos nos cilindros de motores ou compressores)


A falta de lubrificação causa uma série de problemas nas máquinas. Estes problemas podem ser enumerados, conforme a ocorrência, na seguinte seqüência:

·         Aumento do atrito

·         Aumento do desgaste

·         Aquecimento

·         Dilatação das peças

·         Desalinhamento

·         Ruídos

·         Grimpagem

·         Ruptura das peças

·         Película Lubrificante


Para que haja formação de película lubrificante, é necessário que o fluído apresente adesividade, para aderir às superfícies e ser arrastada por elas durante o movimento, e coesividade, para que não haja rompimento da película. A propriedade que reúne a adesividade e a coesividade de um fluido é denominada oleosidade.

A película lubrificante separa as superfícies (figura 2), diminuindo ou eliminando o contato metálico entre elas e portanto reduzindo os valores de atrito e desgaste.

 A Liftcom Comércio de Equipamentos é uma empresa especializada em vendas de empilhadeiras novas e usadas, manutenção de empilhadeiras e venda de peças para empilhadeiras multi marcas.

Saiba mais em WWW.LIFTCOM.COM.BR ou LIFTCOM@LIFTCOM.COM.BR
Tel.: (11) 3729.2822

Nenhum comentário:

Postar um comentário